Como montar um site utilizando o WordPress? Parte 3.

Depois de instalado o CMS devemos configurá-lo de acordo com o que queremos, começamos pelo tema, depois de acertado o tema partimos para a escolha de plugins e por fim adicionamos categorias e tags para posts. Isso tudo antes de postar qualquer coisa no site.

Na hora de escolher o tema devemos ter em mente o tipo de site que desejamos,o layout dele, porque é aqui onde determinamos a disposição das coisas, e as cores. Se queremos um site onde o usuário deve ficar mais tempo devemos ter cores leves/suaves e um layout que possibilite uma leitura confortável. Agora se o site é para Portfólio, onde as imagens devem chamar atenção e o usuário dificilmente ficará tempo podemos puxar as cores para tons mais agressivos, que chamem a atenção par ao que se quer, projetos, fotos ou cases de clientes. O WordPress já vem com alguns temas pré-instalados, mas facilmente adicionamos a ele novos temas. Nesse exemplo uso um site de Portfólio, já que um amigo precisa, para exemplificar.

Alguns temas possuem maios opções que outros. O tema escolhido possui essas opções adicionais que permitem troca de fundo, cabeçalho, rodapés e mudança de cores do texto. Tudo isso de forma visual, sem precisar conhecer CSS ou html. As opções de troca de fonte e cores são muitas dependendo do tema. Então não descreverei aqui os passos nem o que foi mexido, apenas mostrarei as imagens.

O ideal no início é postarmos uns 4 ou 5 posts aleatórios, sobre qualquer coisa, com a finalidade de visualizarmos melhor o tema e como está ficando o site.

Após a configuração do tema nós temos que configurar menus, rodapé e widgets. Todos esses itens fazem parte do layout final do site. Os menus são como o nome diz, menus, com a finalidade de exibir links para páginas, categorias de posts, sites externos, etc.  O tema contém um slider no início bem grande. Esse slider é configurado na aba slider dentro de opões do tema. As imagens e a escrita são estáticas, sendo que sempre que desejar se alterar algo deve-se fazer manualmente dessa forma.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *