Como montar um site utilizando o WordPress? Parte 4.

Por fim, existem algumas coisas que temos que automatizar em nosso site. Por exemplo: postagens feitas no site devem ser postadas automática no facebook e em outras redes sociais assim como no twitter. Existem vários plugins para isso, mas o melhor deles e que agrega um monte de funcionalidades e ainda é gratuito é o Jetpack. O Jetpack é composto por sistema de comentário, Akismet (filtro de spam nos comentários), sistema de galerias, rolagem infinita (se o tema suportar), automatização de postagem em redes sociais entre outras funções.

Configuramos o Jetpack com as seguintes funções: Análise e Estatísticas, Comentários Jetpack, Compartilhar, Galerias de fotos e a função Divulgue. A maioria das configurações que importam podem ser encontradas em Configurações -> Compartilhar, nessa parte encontra-se as configurações relativas a postagem automática de posts novos e os botões de compartilhar que ficarão visíveis no final da página do post.

Para dar os últimos acertos no site, devemos visualizar a página de post, contendo o post completo. É nela que aparecerão os widgets laterais, de cabeçalho ou rodapé. Os widgets são importantes quando se quer dar ao visitante informações como calendário de posts, páginas associadas ao site ou ainda categorias/tags de postagens do site. Por meio dos widgets podemos colocar publicidade também no site por meio do widget Texto.

Enfim, várias horas de trabalho e o site está pronto! Só falta excluir os posts de teste e adicionar os corretos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *