Como montar um site utilizando o WordPress?

Há alguns dias atrás um amigo me pediu o que precisava para fazer um site, na verdade ele queria desenvolver do zero e foi bem difícil convencê-lo a não perder tempo com programação.

Grande sites de compra como Pixau, Chipart, Balão da Informática, Shoptime, Submarino, etc. utilizam sistemas prontos para gerenciamento das lojas online. Sistemas esses que são alterados conforme as necessidades da loja, por meio de temas personalizados e plugins internos, esses sim muitas vezes desenvolvidos pela equipe do site.

Sistemas de CMS (Content Management System) são sistemas que já vem com a interface de administração e toda a API de postagem, controle de usuário, etc. pronta, dispensando ao webmaster desenvolver um sistema desde o início e agilizando em alguns meses o desenvolvimento de um site. Sistemas conhecidos para gerencia de lojas e blogs atualmente são na maioria gratuitos, oferecendo planos pagos com suporte técnico, um melhor desempenho do site, hospedagem secundária entre outros benefícios. São eles: Magento, Tomato, OsCommerce (lojas virtuais); WordPress, Joomla, Drupal (Blogs e sites); e outros como phpBB, bbPress para fóruns.

O WordPress é um dos maiores, senão o maior, CMS. Ele contém milhares de temas gratuitos, dezenas de milhares de plugins e muitas outras opções, até utilizá-lo para um sistema de loja online. Por isso é o sistema que utilizo aqui para este site, e para os artigos que estão por vir.

A hospedagem que eu uso é a doo Hostinger, empresa do Chipre que opera em vários países do mundo, com suporte técnico em Português-Brasil que funciona muito bem em dias de semana e em horário comercial. Não é 24/7 igual outras hospedagens, mas possui uma interface bem amigável e fácil de utilizar, também em PT-BR. Eu uso o Hostinger também porque eles oferecem uma hospedagem básica com 2GB de espaço em disco, 100GB de tráfego mensal, até 2 banco de dados MySQL, 2 contas de email e um Auto Instalador de CMS com dezenas de opções, mas de fácil uso também. Existe uma limitação no número de arquivos que podem existir, mas não é bem documentado. Uns falam 10mil outros 5mil, mas o bom mesmo é não abusar tipo instalando Magento pra montar loja online, só o Magento tem quase 50mil arquivos, se não me engano.

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *