LTSP para Windows?

Olá, ontem pensando que deve existir uma forma de implementar algo parecido utilizando Windows Server 2008 descobri que existe sim, mas devemos utilizar um distro Linux só para dar o boot, carregar os drivers e fazer o acesso remoto.

Iniciei uma série de pesquisas na internet para encontrar soluções semi-prontas para isso. Encontrei várias, algumas pagas, outras gratuitas. Achei dentre as gratuitas o thinstation e o AnywhereTS. O ThinStation é uma distro Linux de +/- 150MB que possui uma série de drivers, mas isso tudo é muito grande para se transferir na hora do boot. Já o AnywhereTS utiliza uma mini distro ATSPXE que contém somente o boot, kernel, alguns drivers e o cliente RDP e Citrix (acesso VMs), e além disso a imagem de boot a ser transferida possui 9MB.

Por questões de facilidade e tamanho da imagem a ser transmitida durante o boot escolhi a última, por ser também a mais documentada. O AnywhereTS utiliza o SQL2005 Server juntamente para controle de máquinas e usuários, assim como o Terminal Service. Windows Server 2008 instalado, instalamos duas funções nele: DHCP (para dar IPs e a diretiva de boot PXE aos terminais) e o Terminal Service propriamente dito, não vou me ater aqui a questões de licença.

Uma vantagem óbvia do TS em relação ao LTSP é a maior familiaridade com o Windows que as pessoas possuem, e também o maior número de aplicativos comerciais para este sistema operacional. Para uma empresa podemos citar a possibilidade de se utilizar computadores antigos, bastando algumas vezes trocar o monitor CRT por um LCD por questão estética. Existe também terminais prontos como os ENCORE ENTC-1000 que custam na faixa dos 200 reais, ficando junto com o monitor, teclado e mouse custando 600 por estação.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *