Migração de site.

Semana passada ocorreu um problema com a hospedagem, o site e emails ficaram fora do ar. Problema por culpa minha: falta de renovação. Não foi renovado pelo fato do hosting não fazer nada para manter clientes antigos, além de um serviço péssimo, cobra 36 reais para o primeiro ano inteiro, e 588 reais na renovação. Acabou-se desistindo da ideia, pois tem-se outro serviço hosting com mais recursos que custa 14,99 reais por mês e ainda tem várias promoções do tipo: renove por 12 meses e economize 40%. Nesse hosting mesmo já está pago 3 anos  de ativação pelo fato de ter renovado várias vezes sem que tenha acabado a assinatura anterior.

Outro problema encontrado é o fato do domínio ter expirado também, embora seja próprio, tem-se que esperar 60 dias para registrar em outro registrador. Durante este tempo o domínio ainda funciona. Resolveu-se então migrar tudo para o host que está ativo.

O maior problema foi recuperar o backup do site, há um na máquina pessoal mas desatualizado 6 meses. Tentou-se entrar em contato com o hosting, já que pelo cPanel não conseguia mais acesso, e obteve-se a informação que os dados já haviam sido apagados. Caramba! já!? Depois de 2 dias vencido a equipe já apagou os arquivos!? Sim, esse é o tratamento da equipe de um host de merda. Então o jeito foi utilizar o backup de seis meses atrás.

Primeiramente pensou-se em como fazer os direcionamentos no DNS, já que o serviço estava todo bloqueado e nada dava para fazer por lá. Mas eis que tentando encontrar um meio, mudando o idioma e acessando a página em inglês, obteve-se acesso aos registros DNS dentro do cpanel em inglês. Foi dado então o pulo do gato, apagou-se todos os registros e adicionou-se novos de acordo com as especificações do host atual.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *